quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O CRESCIMENTO DOS BACURIS - SÃO RAIMUNDO, URBANO SANTOS



Foto: Arquivo Fórum Carajás

No caminho de volta, entre o povoado de São Raimundo e a sede do município de Urbano Santos, no final do mês de dezembro de 2009, a metade de um veado jovem ficara descoberto o que permitiu que no carro os membros do grupo saíssem um pouco de si. Um, se pudesse, pararia o carro e tentaria pôr as mãos no animal. Este, pouco afeito a mãos e a qualquer proximidade veicular, ateou o corpo por inteiro na mata adentro.
O dia se encurta numa viagem de Urbano Santos a São Raimundo, povoado quase envergado desse município. Uma odisséia a Anapurus, município vizinho, encarquilharia um pobre coitado a toa nessa estrada.
Aluga-se um carro e compete a quem quer que seja uns ramais de areal que ditam a velocidade por uma hora somenos.  E numa época de chuva, que sobeja, esse areal todo enlameia a carcaça do carro ou de uma moto que nem fosse uma beira de rio na época da seca.
Seca e umidade se bitolam nos desígnios desses ramais por onde uma retro escavadeira reparte o areal em minúsculos grãos de areia e imensos troncos de árvores como os bacurizeiros para originar uma piçarreira danada entre Anapurus e Urbano Santos e catalisar o tráfego de caminhões avulsos e de monstruosas cargas de carvão vegetal para as guserias ou de madeiras divididas para as cerâmicas.
De onde esses caminhões se guiam as florestas de bacurizeiros definham como seres acometidos pela fome e pela sede enquanto florestas de eucalipto surgem afogueadas pelo calor do sol. Apetece o eucalipto na Chapada o crescimento rápido e que interpela qualquer outra espécie. Na Chapada de São Raimundo, município de Urbano Santos, os moradores do povoado preferiram conferir o crescimento dos bacuris e engavetaram o projeto de plantio de eucalipto.
Apeteceria mais a conferência de bacuris nos cofos e nos chãos das casas do que as mudas de eucalipto nos relatórios da Suzano e das suas empresas terceirizadas em Urbano Santos, Anapurus e Santa Quitéria. São Raimundo, povoado de Urbano Santos, é a prova isso.
Mayron Régis

Um comentário: