terça-feira, 12 de outubro de 2010

Diagnóstico da expansão da cadeia produtiva da soja na região de Carajás

Área Preparada para o plantio da soja em Mata Roma/MA (Foto/ arquivo: Fórum Carajás)


Nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins a fronteira agrícola avançou rapidamente dentro das ultimas duas décadas. É questionável se os lucros gerados recompensam os impactos socioambientais da expansão da agricultura mecanizada nessa região. O carro chefe do agronegócio brasileiro é a soja, que ocupa muitas das áreas recentemente desmatadas.



Como uma grande quantidade da soja é exportada para Europa, o Forum Carajás (São Luis, Maranhão) e o programa ASA (Alemanha) iniciaram juntos um estudo sobre os aspectos do cultivo de soja, enfocando nos impactos sócio-ambientais. As pesquisadoras viajaram em quatro meses nos estados de Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins para falar com todos os atores e grupos relacionados com a soja e o agronegócio: comunidades vizinhas às fazendas de soja, trabalhadores nas fazendas, sindicatos, fazendeiros, empresas multinacionais, ONGs, e outros. Ao mesmo tempo, analizaram estatísticas. O resultado dessa pesquisa foi resumido nesse artigo.


Veja o estudo na íntegra no link: http://www.scribd.com/doc/39150945/Diagnostico-da-expansao-da-cadeia-produtiva-da-soja-na-regiao-de-Carajas

Autoras:

Astrid Boehmerl e Eva Eliana Mund (ASA-Teilnehmerin 2007)

http://www.forumcarajas.org.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário