segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Nascentes do rio Preguiças

Revitalização do Rio Preguiças é aprovada
Projeto é aprovado pelo 'Petrobras Ambiental' para garantir integridade do mais importante rio dos Lençóis.


Aquiles Emir

Recuperar a vegetação da nascente do rio Preguiça, garantindo assim a sua preservação, é o principal objetivo do projeto Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças, elaborado pelo Instituto do Agronegócio do Maranhão (Inagro), o único do Maranhão aprovado pelo Programa Petrobras Ambiental, que terça-feira, dia 26, anunciou o resultado de uma seleção nacional, que começou com a inscrição de 928 projetos. Para o presidente do órgão, José de Jesus Ataíde, o reconhecimento da importância deste projeto, vai beneficiar o Maranhão não apenas com o desenvolvimento de um programa ecológico, mas socioeconômico também, já que visa a amparar todas as pessoas que tiram seu sustento na área de influência do rio.

O projeto foi elaborado sob a coordenação do engenheiro agrônomo Francisco Soares da Silva, que estudou os problemas da nascente do Preguiças ao longo de um ano. Segundo ele, o rio padece de um rigoroso processo de assoreamento nas proximidades de sua nascente, entre Santana do Maranhão e São Bernardo. A Lagoa Traíra de Ouro, distante 2,5 quilômetros da nascente, está com boa parte de sua extensão assoreada, devido a devastação em suas margens, estando a área aterrada ocupada com plantios de milho, feijão e mandioca. Somente no inverno, ela consegue se manter em toda sua extensão.

Para garantir a recuperação da lagoa, que funciona como uma espécie de cisterna natural do rio, o Inagro se propõe a construir um viveiro de plantas nativas, produzir 43 mil mudas para plantio imediato de 40 mil (mantendo 3 mil em reserva), construir 8 quilômetros de cerca para proteção da área replantada, revegetar 35 hectares da mata ciliar e realizar treinamentos da comunidade envolvida, com cursos e seminários.



O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário