quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quilombo Alto Bonito



Novamente fomos ao INCRA MA para acompahar quilombolas em sua via-crucis. Vieram do quilombo Alto Bonito, no município de Brejo escutar, apesar de toda a comoção das funcionárias do órgão o que, na verdade, ja ouviram outras inúmeras vezes? A titulação de territórios quilombolas nao foi e nao o é tambem agora prioridade do governo federal.
Nas falas de todos – do sr. Vicente Júlio, Raimundo, Antonio José,  da sra. Maria das Neves – há  um fiozinho de esperança permeado de muita incerteza, de medo, de insegurança.  Apesar de saberem que é preciso resistir, têm medo do falso poder da polícia que em novembro de 2009 prendeu covardemente o sr. Raimundo Terezo e o mateve encarcerado por 2 meses; Têm medo do poder da juiza dra. Maria da ConceiçãoPrivado Rego  que ordenou a prisão e até o momento nao se declarou incompetente para julgar ações movidas contra a comunidade quilombola, como manda a lei; têm medo porque o engenheiro agrimessor Celso Aranha, funcionario do INCRA, responsavel pelo confronto que resultou em trabalhadores feridos o que ensejo a prisao de Reimundo Terezo ( esse funcionario do INCRA fez a vistoria da área pretendida pelos quilombolas, mas deixou as roças de um grupo que é contrário aos quilombolas e serve aos interesses dos latifundiarios para serem medidas pela diretoria da associação, o que resultou em uma tentativa de homicidio. Esse fato ja foi comunicado ao INCRA, Ouvidoria Agrária, ao Ministério Público Federal e nenhuma providência foi tomada, até onde sabemos, para apurar as responsabilidades do funcionario público Celso Aranha. ´
Faz-se necessaria a intervenção urgente dos órgaos afetos à questão para que cessem as ameaças contra a vida dos quilomboas e seus pertences e animais.
Inaldo Serejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário