domingo, 21 de agosto de 2011

Comunidade se une para criar reserva extrativista da Chapada Grande



08/06/2011

Aproximadamente 350 pessoas fizeram uma caminhada, no último dia 5 de junho, na Comunidade de Tanque (PI), para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de criação da reserva extrativista da Chapada Grande. A idéia é preservar o modo e meios de vida da comunidade local que se encontram em risco devido ao avanço do cultivo de eucaliptos.



O evento teve apoio e participação efetiva da Contag, por meio da secretaria de Meio Ambiente. Também contou com apoio da Federação dos Trabalhadores (as) Rurais do Piauí (Fetag-PI).





Preocupação - O projeto de expansão florestal da empresa Suzano Papel e Celulose prevê o plantio de 350 mil hectares de eucaliptos em 38 municípios do Maranhão e Piauí. Já foram plantados cerca de 40 mil hectares, destruindo por completo a vegetação nativa da região que é base de vida da fauna e das populações locais que vivem da para a extração de mel, artesanato e plantas medicinais.



Apesar da nocividade, os projetos exploração florestal estão no centro das estratégias de “desenvolvimento” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Banco destinou R$ 2,7 bilhões para uma fábrica de celulose no Maranhão.





O impacto mais forte da atividade tem sido a grilagem de terras das comunidades tradicionais. Além dos conflitos fundiários, os atingidos passaram a enfrentar o assoreamento e a morte de diversos cursos d'água. O desmatamento realizado para dar lugar aos eucaliptos atinge em cheio as principais riquezas das comunidades que vivem do extrativismo do pequi, bacuri, babaçu entre outros.





Fonte: Assessoria da Secretaria de Meio Ambiente da Contag

Nenhum comentário:

Postar um comentário