domingo, 18 de setembro de 2011

Estímulo à produção de caranguejo

Praticamente 100% da produção de caranguejo do município de Araioses é comercializada in natura pelos catadores para fornecedores de outros estados – o Ceará é o principal comprador. Com o objetivo de agregar mais valor à atividade, melhorar as técnicas de manejo e cata, desenvolver a cadeia produtiva e aumentar a renda dos catadores e suas famílias, o que ajudará a aquecer a economia do município, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) retomou um antigo trabalho na região e já deu início à capacitações por meio de cursos de beneficiamento da carne do caranguejo.




Recentemente, durante o I Festival do Caranguejo em Araioses, técnicos e orientadores do Sebrae estiveram presentes ao evento, ministrando curso de 20 horas para três turmas que reuniram 63 pessoas. Para Nazaré Aguiar, que atua na área de gastronomia e turismo no município, o momento serviu para aprimorar seus conhecimentos. “A gente sempre aprende um pouco mais. Por isso participo de cursos, principalmente quando o objetivo é ajudar a desenvolver a economia da minha região”, afirmou.


Cadeia produtiva - De acordo com o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Barreirinhas, Luís Walter Muniz, o principal foco do trabalho de beneficiamento da carne do caranguejo é o desenvolvimento da cadeia produtiva em torno da atividade, que envolve diretamente oito povoados – Carnaubeiras, Bolacha, Barreirinhas, Pedrinhas, Morro do Meio, Caiçara da Praia, Torto e Canárias.

“Hoje, os catadores da região comercializam a unidade do caranguejo a 0,25 e a corda a R$ 2,50. Com o beneficiamento da carne, as comunidades só terão a ganhar: o produto passa a ter valor agregado, podendo ser vendido a um preço maior e mais justo. Além disso, muito mais pessoas estarão envolvidas com a atividade. É visando à estruturação dessa cadeia produtiva que o Sebrae está focado e busca fortalecer a parceria com a Prefeitura Municipal de Araioses”, destaca Luís Walter Muniz.


O município, que tem vocação econômica pautada na agricultura extensiva, pesca e turismo em seus mais de 100 povoados, tem cerca de cinco mil catadores, sendo o primeiro produtor de caranguejo do Brasil e o segundo do mundo. De acordo com o Ibama, anualmente saem de Araioses mais de 100 mil cordas de caranguejo uçá e pantanal – principais espécies encontradas na região.

Caranguejo vira tema de festival


Na primeira edição do Festival do Caranguejo em Araioses, o Sebrae também esteve presente efetivando atendimentos individuais e orientações a empresários e candidatos a empresários, assim como formalizando os Empreendedores Individuais.

“Como fator de atração do turista, o Sebrae acredita que o festival será um marco para a valorização da cidade e das potencialidades turísticas do lugar. Cerca de 80% do Delta do Parnaíba [Delta das Américas] fica em território maranhense e não piauiense. Araioses concentra quase a totalidade desse índice, sendo o portal de entrada do Delta. Isso precisa ser explorado pela via do turismo e estamos prontos a ajudar, pois percebemos que existe o interesse do poder municipal em trabalhar os arranjos produtivos da região”, destaca o diretor técnico do Sebrae, José Morais.


O diretor ressalta que a ideia de criar e consolidar um evento anual no município, com o objetivo de dar visibilidade às potencialidades turísticas do lugar, foi proposta pelo Sebrae à prefeita Luciana Trinta. A gestora municipal reuniu sua equipe, estruturou o Festival do Caranguejo e já pensa na segunda edição. “Gerar mais emprego e renda, além de mais dignidade aos catadores e suas famílias, é a nossa meta. Tenho certeza de que, ao visar ao bem-estar da nossa gente, esse evento já nasceu apontado para o sucesso”, destacou a prefeita
 
Por: Imirante
http://imirante.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário