terça-feira, 11 de outubro de 2011

Quilombolas são qualificados em Barreirinhas

Uma parceria entre Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) e Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), promoveu a qualificação profissional de 17 representantes de quilombos em Barreirinhas. Os alunos participaram do Curso de Fabricação de Sabão, onde aprenderam as técnicas de venda e produção de detergente, amaciante, água sanitária, desinfetante, sabão em pasta e em pedra.

A solicitação do curso partiu dos próprios quilombolas, que encaminharam o pedido à Coordenação Municipal da Igualdade Racial em Barreirinhas (Cemir). Cumprindo a missão de promover políticas de promoção da igualdade racial no estado, a Seir articulou a realização do curso junto à Setres, que foi a responsável direta pela capacitação gratuita dos 17 participantes indicados pelas Associações Comunitárias dos Povoados de Santa Cruz, Baixinha e Marcelino.

O Curso de Fabricação de Sabão foi realizado em 38 dias, totalizando 176 horas/aula. O primeiro módulo trabalhou junto aos alunos as técnicas de venda, onde eles obtiveram conhecimentos administrativos e financeiros. Já o segundo módulo, com duração de 140h, foi o momento de desenvolver as habilidades específicas e por a mão na massa. Todo o material didático e de fabricação foi disponibilizado sem ônus aos alunos, que, ainda, receberam uniformes e alimentação.

O teste prático dos alunos aconteceu na 2ª Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar dos Lençóis Maranhenses/Munim, realizada no período de 15 a 17 de setembro. A turma fez a exposição dos produtos, que foram devidamente embalados e etiquetados com o nome “Sabão Basafro”. O lucro das vendas alcançou um total de 300 reais, quantia repartida entre os novos empreendedores.

Para 2012, a coordenadora de Igualdade Racial em Barreirinhas, Usmarete Oliveira Lisboa, afirmou que o Curso de Fabricação de Sabão será mantido, tendo ainda a introdução do Curso de Beneficiamento de Frutos Nativos Regionais. A qualificação também vai alcançar outros públicos. Além das comunidades quilombolas de Cantinho e Santo Antonio, serão disponibilizadas vagas para a comunidade indígena do Tapuio e para a comunidade dos ribeirinhos de Laranjeira.

www.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário