sábado, 10 de dezembro de 2011

Apoio à ASA: MDS diz que não patrocina mais programa de cisternas e defesa do Semiárido

 A Articulação do Semiárido (ASA) foi convocada ontem para um reunião com o Ministério do Desenvolvimento Social,  em Brasília, na qual foi comunicado que o governo federal não mais fará parceria com a ASA através da AP1MC, negando uma caminhada de mais de 8 anos, onde a ASA não só apenas construiu o P1MC e o P1+2, como construiu uma nova perspectiva de empoderamento das famílias e foi protagonista da construção dessa politica pública de acesso à água que hoje o MDS executa. Dessa forma, o governo Dilma está propondo apagar uma das mais belas e exitosas experiências de participação social e construção de cidadania pelos os que sempre foram marginalizados, mas tomaram a história em suas mãos e trouxeram o debate, conceito e iniciativas de convivência com o Semiárido.
Em consequência, a ASA está articulando nos estados e municípios uma mobilização social que dê conta de visibilizar para o governo a estratégia errônea, injusta e desrespeitosa com que a vem tratando e à sociedade civil organizada do semiárido brasileiro. Apesar de todos os relatórios recentes favoráveis da CGU, TCU e depoimentos públicos da Secretaria Executiva da CGU de que a ASA é uma das experiências mais exitosas em gestão de recursos públicos no país, a posição do governo brasileiro na reunião de ontem foi clara: não tem mais interesse em continuar apoiando a ASA a partir de seus programas (P1MC e P1+2).
“Nós da ASA, que terminamos ano passado com o reconhecimento público do governo brasileiro, recebendo das mãos do presidente Lula o prêmio de direitos humanos na linha de enfrentamento da pobreza e esse ano recebemos a notícia do Governo Dilma de que para o governo a ação da ASA não é mais estratégica para esse governo, estamos indignados e nesse momentos nos mobilizando para reverter esse quadro.
Pedimos  o apoio de vocês, nossos parceiros que acreditam e reconhecem a ação da ASA, para que disseminem essa mensagem e de alguma forma façam ecoar essa corrente de solidariedade e luta para continuarmos construindo um Semiárido mais justo para os homens e mulheres da região. Estamos lutando com toda a nossa força para reversão dessa situação”.
Neilda Pereira da Silva
Diocese de Pesqueira/PE
Coordenação Executiva da ASA pelo estado de Pernambuco
www.diocesedepesqueira.org/caritas

http://racismoambiental.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário