domingo, 18 de dezembro de 2011

Prêmio José Augusto Mochel reconhece luta do Fórum do Baixo Parnaíba


Honraria concedida pelo comitê municipal do PCdoB de São Luís e Fundação Maurício Grabois foi entregue em solenidade sexta-feira (16) na Assembleia Legislativa
Mais de 200 pessoas, entre lideranças políticas e de movimentos sociais, lotaram o auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, na noite da última sexta-feira (16), quando o espaço foi palco da solenidade de entrega da edição 2011 do Prêmio José Augusto Mochel.
Entre diversas outras lideranças políticas, estiveram presentes à cerimônia o presidente do Comitê Municipal do PCdoB de São Luís Márcio Jerry, a coordenadora do Comitê Organizador do Prêmio Elba Gomide Mochel, viúva do líder comunista, o presidente da Fundação Maurício Grabois Cristiano Capovilla, o deputado estadual Rubens Pereira Jr. e o presidente da Embratur Flávio Dino, ex-deputado federal e ex-candidato a governador pelo PCdoB.
A honraria, concedida desde 2007 pelo Partido Comunista do Brasil, através de seu comitê municipal de São Luís, e pela Fundação Maurício Grabois, leva o nome de um importante militante comunista, falecido em março de 1988.
Entre os agraciados desta edição estava o Fórum em Defesa da Vida no Baixo Parnaíba Maranhense, articulação que reúne organizações, associações, sindicatos e entidades de assessoria na região.
Assessor jurídico da SMDH, Igor Almeida (C) recebe do vereador Fernando Lima (E) o Prêmio José Augusto Mochel concedido ao Fórum do Baixo Parnaíba
O Fórum foi representado, na solenidade de premiação, por Igor Almeida, assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), uma das entidades que o constituem. “O Fórum do Baixo Parnaíba vem denunciando sistematicamente as violações de direitos humanos naquela região do estado, região que com o modelo de desenvolvimento em curso, vem sofrendo com as monoculturas de soja e eucalipto”, afirmou o advogado.
“Não temos nos preocupado, no entanto, apenas em denunciar, mas também em formular e propor ao Estado alternativas ao modelo de desenvolvimento. Cito, como apenas um exemplo, a plataforma política entregue aos então candidatos ao governo do Maranhão, ano passado. Em nome do Fórum do Baixo Parnaíba, agradeço o reconhecimento de sua luta pelo Prêmio José Augusto Mochel e seus organizadores, o PCdoB de São Luís e a Fundação Maurício Grabois”, finalizou.
Além do Fórum do Baixo Parnaíba também receberam a comenda a Cáritas Brasileira Regional Maranhão, o ex-vereador de Paço do Lumiar Pedro Careca (in memoriam), o padre Jean Marie Van Damme, os sindicalistas Júlio Guterres e Maria de Jesus Gamboa, a Roxinha, o casal de dirigentes históricos do PDT Reginaldo Telles e Maria Lúcia Telles e o jornalista e compositor Cesar Teixeira, sócio e ex-assessor de comunicação da SMDH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário