quarta-feira, 30 de maio de 2012

SBPC considera positivo resultado da reunião regional em Chapadinha (MA)


 
A Reunião Regional da SBPC realizada em  Chapadinha (MA), a 275 km de  São Luís, encerrou ontem (24) com 739 inscritos. Com o tema central “Sociedade e Agricultura Familiar”, o evento - que representa a preparação para a 64ª Reunião Anual,  que será realizada na capital do Maranhão de 22 a 27 de julho - superou as expectativas da secretária-geral da SBPC, Rute Andrade, que não esperava ver todos os eventos com sua capacidade lotada.

A maioria dos inscritos ao evento, realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus de Chapadinha, era estudantes do ensino superior, correspondente a 324 da totalidade, e do ensino médio ou profissionalizante, com 202 do total. O restante se dividiu entre professores do ensino superior e da educação básica, profissionais diversos  e outros.  Estiveram presentes ao evento pessoas do próprio estado do Maranhão, de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba  e Pará.

A secretária-geral da SBPC chamou a atenção para o surpreendente  número de pessoas que lotou as salas dos 22 minicursos  promovidos no decorrer do evento e o auditório da universidade, onde foram realizadas as conferências e mesas redondas. Outro fator positivo observado pela secretária foi a circulação de  crianças, adolescentes, adultos e da terceira idade  que frequentaram a universidade, numa oportunidade ofertada pela Reunião Regional e a Universidade.

A maioria do público presente era da cidade de Chapadinha, com 455 do total. O restante proveniente de 24 cidades, com destaque para o município vizinho, Anapurus, com 46 da totalidade.

A cidade de Chapadinha está entre as cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com taxa de 0,588, e tem a agricultura familiar e o comércio como as principais atividades econômicas. Mais recentemente, o plantio da soja  começou a migrar de outras regiões do País, principalmente da região Sul, para a cidade, em decorrência de suas condições climáticas favoráveis ao cultivo desse grão, fator que vem preocupando pesquisadores e acadêmicos por ameaçar o meio-ambiente, as culturas agrícolas tradicionais, como o babaçu, e agricultura familiar. Desde 2003, a produção de soja na região cresceu mais de 90%, segundo pesquisadores.

A última palestra realizada na Reunião Regional em Chapadinha, ontem, teve como tema exatamente “Os impactos do agronegócio na região do Baixo Parnaíba”, ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Milton José Cardoso; por Alberício Pereira de Andrade da Universidade Federal de Paraíba (UFPB) e pelo representante do INCRA, José Inácio Sodré Rodrigues. O Baixo Parnaíba é composto de 16 cidades maranhenses, dentre as quais está Chapadinha.

Antes disso, no dia anterior, o coordenador de grupo de trabalho que estuda o Código Florestal da SBPC, José Antonio Aleixo, havia recomendado a presidente Dilma Roussef  considerar as ponderações científicas  no texto do Código Florestal  recém-aprovado na Câmara dos Deputados. Na ocasião, ele ministrou a conferência sob o tema:  “Avanços e retrocessos no Código Florestal Brasileiro”.

Por: Viviane Monteiro – Jornal da Ciência

www.sbpcnet.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário