segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estudantes levarão 'Projeto Buriti' para concorrer em olimpíada nos EUA

Estudos foram aplicados no povoado Serra Quebrada, em Gov. Edson Lobão.
Projeto ensina a utilizar a palha do buriti de maneira sustentável.



As florestas nativas de buriti no povoado de Serra Quebrada, em Governador Edson Lobão, região oeste do Estado, se transformaram em fonte de desenvolvimento sustentável para as famílias que moram no local por meio do 'Projeto Buriti', desenvolvido por universitários dos Estados do Tocantins e Maranhão. O projeto abriu as portas para a participação dos alunos em uma feira científica nos Estados Unidos, como mostrou a reportagem exibida no Mirante Rural do último domingo (24).

Os estudantes retiram a matéria-prima para produtos alimentícios e artesanato da palmeira do buriti. Emily Ferreira Soares, estudante de engenharia florestal da Universidade Federal do Tocantins (UFTO) e Carlos Pereira Martins, do curso de enfermagem de uma instituição particular do Maranhão, começaram a desenvolver o projeto que está ajudando a comunidade do povoado Serra Quebrada, em 2010.

Hoje, se fala em progresso, mas, às vezes, ele vem junto com a destruição. Nós temos a visão de progredir sem afetar gerações futuras, mantendo matas e florestas"
 
Emily Soares, estudante e pesquisadora do 'Projeto Buriti'
 
"Nós damos palestras ensinando como produzir artesanato de forma sustentável, com a fibra e o pecíolo da planta, montando utensílios a partir da palha de buriti, como redes, bolsas, artesanatos, tapetes, sabonetes, alimentos e até bonecos para ensinar a anatomia do corpo humano", contou Carlos.

"Extraímos a polpa do fruto, que tem muita vitamina C e A, boas para a visão, e para as crianças, pela falta de merenda escolar, usamos a polpa para fazer bolo, pão, doce e chocolate, coisas que não deixam de ser nutritivas. Hoje, se fala em progresso, mas, às vezes, ele vem junto com a destruição. Nós temos a visão de progredir sem afetar gerações futuras, mantendo matas e florestas", explicou Emily.

Os moradores do povoado descobriram a riqueza de vegetações próximas à sua casa, relatando que aprenderam a usar a palha de buriti para cobrir casas da maneira adequada, a confeccionar tapetes, e a usar o óleo do buriti como cicatrizante para picadas de insetos e outros machucados.

Os estudantes e pesquisadores já estão colhendo os frutos do trabalho. Eles ganharam 47 prêmios nacionais e internacionais e, agora, vão participar da Olimpíada "Gênios", em New York, nos Estados Unidos, que selecionou 249 projetos de 70 países diferentes. No Brasil, apenas o Maranhão, Ceará e São Paulo vão participar da edição deste ano.

Do G1 MA com informações da TV Mirante
http://g1.globo.com/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário