quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Agerp qualifica técnicos para Programa Bioma Caatinga


30 de outubro, 2012 - 15h35
Mais de trinta profissionais, entre os quais engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, zootecnistas e veterinário, foram qualificados,no município de Sumé no estado da Paraíba (PB), por meio do Programa de Inclusão Produtiva da ovinocaprinocultura no Semiárido Bioma Caatinga nos Territórios da Cidadania  do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba.

A ação é resultante de parcerias entre a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Fundação Banco do Brasil, Instituto de Agronegócios do Maranhão, (Inagro), Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Estado do Maranhão, (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural,  (Senar).

O objetivo é orientar os participantes sobre assistência aos agricultores familiares das comunidades ligadas aos municípios de Vargem Grande, Santa Quitéria, Chapadinha, Pirapemas, Itapecuru-Mirim, Nina Rodrigues e Brejo. Seiscentos pequenos produtores receberão, no período de um ano (12 meses), informações sobre tecnologias que envolvem a criação deste tipo de animais.

Os agentes participantes do curso na Paraíba foram selecionados a partir das visitas nas localidades inseridas no Programa feito por técnicos da agência. Além da seleção, a Agerp participará do Programa com a entrega de kits que será usado durante o manejo dos animais no campo.

Plano de Trabalho

O plano de trabalho prevê o envolvimento dos agentes de forma a suprir parte da limitação encontrada nos agricultores familiares com aptidão para a produção de ovinocaprinos. Além disso, eles terão a missão de disseminar conhecimentos sobre a produção e comercialização, agroecologia, sustentabilidade, financiamento rural, além de exercitá-los na prática junto aos beneficiários do projeto.

Também está previsto no Bioma Caatinga, a atuação dos técnicos como educadores sociais, buscando aliar teoria à prática a partir da realidade local, bem como orientar os agricultores no que diz respeito à produção agropecuária, promover a mobilização e articulação da comunidade rural em prol do desenvolvimento sócio-econômico e ambiental e de valorização da cultura local e finalmente, contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentável.

O coordenador do Programa e técnico da Agerp, Mauro Borges, falou das aulas práticas realizadas no campo pelo técnico da Emater (PB), Aldomário Rodrigues, um dos maiores especialistas na prática e manejo da ovinocaprinocultura daquele estado.

"Espero que esta iniciativa venha mudar a realidade das comunidades envolvidas com qualidade e melhor poder de incrementar a produção do leite e carne”, ressaltou o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

Para o veterinário e coordenador da equipe, Mauro Borges, a oportunidade garante um melhor sobre a criação e o manejo destes animais. Borges destacou a cultura de caprinos e ovinos, que, segundo ele, é uma atividade tradicional no interior da Paraíba, com movimento, nos últimos sete anos, de mais de R$ 35 milhões. Isso comprova, a rusticidade desses animais e a adaptabilidade a climas áridos, o que permite a disseminação de dessa cultura no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário