quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Definidas novas áreas do Cerrado para proteção ambiental

 


Novas áreas prioritárias de conservação do Cerrado serão apresentadas em conferência internacional em Washington, no dia 13 de novembro. Durante abertura da reunião do GEF (Global Environment Fund, em inglês), o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, vai mostrar mapa que indica o potencial de conservação, uso sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade do bioma.

"O uso sustentável do Cerrado é, hoje, o principal desafio do bioma", afirma Gaetani.

As áreas prioritárias foram identificadas por pesquisadores de instituições e analistas do ministério durante oficinas realizadas em outubro, em Brasília. Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Cavalcanti, o resultado desse trabalho cria uma base para discutir o tema de forma mais aprofundada.

De acordo com a gerente de Conservação da Biodiversidade do ministério, Adriana Bayma, a seleção de áreas prioritárias de conservação colabora para o cumprimento dos objetivos gerais definidos pela Conservação sobre Diversidade Biológica (CDB).

"A seleção busca definir as áreas que devem ser protegidas ou manejadas para conservação da biodiversidade, se levando em conta as utilizações econômicas atuais e as tendências futuras, o que também evolve comunidades com estilo de vida tradicional", diz Adriana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário