segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SescTV estreia documentário ‘Céu Sem Eternidade‘, sobre comunidades quilombolas ameaçadas de realocação pela Base Espacial de Alcântara, no Maranhão

No município de Alcântara, litoral maranhense, mais de três mil famílias, remanescentes de quilombolas, lutam contra as ameaças de realocação devido à implantação do Centro de Lançamentos de Alcântara – CLA, projeto espacial brasileiro em parceria com a Ucrânia.
O conflito desse povo é mostrado no documentário Céu Sem Eternidade, coordenado por Eliane Caffé.
outubro 11, 2012
No município de Alcântara, litoral maranhense, mais de três mil famílias, remanescentes de quilombolas, lutam contra as ameaças de realocação devido à implantação do Centro de Lançamentos de Alcântara – CLA, projeto espacial brasileiro em parceria com a Ucrânia.
O conflito desse povo é mostrado no documentário Céu Sem Eternidade, coordenado por Eliane Caffé. Resultado de uma oficina audiovisual com membros de comunidades quilombolas, a produção estreia no dia 19/11, sexta, às 20h, no SescTV. Depoimentos de habitantes das comunidades de Trajano; de Mamuma; de Peptal; de Alcântara e Perú; e de Itamatativa discutem seus direitos; contam suas histórias; e apresentam suas tradições e crenças oriundas da cultura afro-brasileira.
Segundoo um dos habitantes de Alcântara, a cidade foi escolhida para a construção da base espacial devido sua proximidade com a linha do Equador, que facilita tecnicamente e economicamente a realização do projeto. Local este que já tinha sido reconhecido e certificado pelo Governo brasileiro como área quilombola. O povo dessa região teme que esse decreto seja derrubado. “Estamos lutando com unhas e dentes para que isso não aconteça”, fala uma moradora. Eles acreditam que, além de perder a terra, também podem ver a cultura dos quilombolas desaparecer no ar.
O documentário aborda, entre outros temas, o início dessa desordem, em 1980, quando as primeiras famílias foram realocadas; a exploração comercial em 1990; a criação da Alcântara Cyclone Space – ACS, em 2005; a implantação do Complexo Terrestre Cyclone 4, em 2010, com previsão de lançamento para 2014; como a região quilombola foi invadida; as especulações por parte do agronegócio; a rotina dessas pessoas em meio a natureza; suas crenças; o que pensam da tecnologia; a pesca e a roça, de onde tiram o sustento para toda família; a produção da TV Tapuia; e recordam o dia em que foi lançado um foguete que explodiu no centro de lançamento, matando 21 técnicos.
Sobre o SescTV:
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
SERVIÇO:
Documentário
Céu Sem Eternidade
Estreia: 19/10, sexta, às 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Roteiro, Direção e Produção de Campo: Coletivo da Oficina Audiovisual Céu Sem Eternidade
Coordenação artística geral: Eliane Caffé
Para sintonizar o SescTV
Sistema DTH (ou em todo o território):
Canal 3, da Sky
Canal 137, da NET Digital nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro
Canal 28, da Oi TV
Canal 228, da GVT
Em outras cidades consulte: www.sesctv.org.br
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
Informações para imprensa:
SESCTV
Jô Santina – Assessora de Imprensa – 11- 2227-6525 ou 6500 josantina@sesctv.sescsp.org.br
Outubro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário