quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Encontro discute criação de Resex em Sergipe

Brasília (27/12/2012) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade e Populações Tradicionais (CNPT), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), participou, na semana passada, em Sergipe, do VII Encontro de Lideranças do Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). No evento, foram discutidas estratégias para a criação da Reserva Extrativista (Resex) Sul, unidade de conservação de uso sustentável que teria o ojetivo de garantir a extração do fruto e seu uso comercial por dezenas de famílias locais.
Nesse sentido, as 25 lideranças extrativistas que compareceram ao encontro, no povoado Manoel Dias, em Estância, a 60 quilômetros de Aracaju, definiram as ações do MCM para 2013 e avaliaram os possíveis parceiros com quem poderão contar na luta pela criação da reserva. “Queremos fortalecer a nossa luta em defesa das áreas de mangabeiras, restinga, manguezais e pesca, bem como construir nosso cronograma de trabalho para o ano que vem. Estou muito feliz com os resultados, porque todas as catadoras de mangaba trouxeram sua contribuição para nosso planejamento””, disse a presidente do movimento, Patrícia de Jesus.
O ICMBio, que, entre outras atribuições, tem a tarefa de criar unidades de conservação, assessorou a organização do encontro por meio da chefe do CNPT, Kátia Barros, que atuou como facilitadora no debate sobre a implantação da Resex. Já o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio de sua assessoria de imprensa, contribuiu para a elaboração do plano de comunicação. A engenheira agrônoma Marina Bezerra também atuou como facilitadora do grupo de formação e produção.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário