quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NOTA DA CPT/MARANHÃO SOBRE A VIOLÊNCIA NO QUILOMBO DE SANTA MARIA DOS MOREIRAS CODO MARANHAO

“EU OUVI O CLAMOR DO MEU POVO” (EX 3,7)- NOTA DA CPT-MARANHÃO SOBRE A ONDA DE VIOLÊNCIA CONTRA OS QUILOMBOLAS DE SANTA MARIA DOS MOREIRAS-CODÓ/MA


Em 03.02.2013, o tenente da Polícia Militar do Estado do Maranhão conhecido por Moura e o jagunço conhecido por Raimundo Monteiro (vulgo Raimundo da Chica), empregado do deputado estadual Cesar Henrique Santos Pires (DEM-MA), líder do governo Roseana Sarney (PMDB) na Assembleia Legislativa do Maranhão, em ato criminoso, incendiaram duas casas de quilombolas, localizadas na Comunidade de Santa Maria dos Moreiras, por volta das 15 horas, no exato momento em que os quilombolas realizavam reunião na  comunidade. No dia 31.01.2013, o  jagunço conhecido por Raimundo Monteiro anunciou que iria incendiar todas as casas de Santa Maria dos Moreiras, a mando do deputado.

Tal ato de selvageria objetiva intimidar, através do terror, as comunidades quilombolas que buscam a libertação territorial, a saber Santa Maria dos Moreiras, Bom Jesus, Tamboril e Jerusalém, que estão em litígio desde 1992 com o deputado Cesar Pires.

Esclarecemos que a liminar judicial que mantinha a comunidade quilombola na posse de seu território tradicional, foi liminarmente suspensa por decisão proferida pelo Desembargador Marcelo Carvalho Silva,  , fato este que tem aumentado a violência na localidade.

O Maranhão tem vivenciado uma onda de ataques e violência contra comunidades quilombolas, comunidades tradicionais, assentados e acampados nos dois primeiros meses de 2013. No começo de janeiro, a capela da Comunidade Vergel, também em Codó, foi incendiada. No dia 31 de janeiro, o quilombola José da Cruz, do Quilombo Salgado, foi torturado pela Polícia Militar do Maranhão. Em fevereiro, o juiz da Comarca de Senador La Rocque mandou despejar 54 famílias de acampados do MST e a juíza da Comarca de Paço do Lumiar ordenou o despejo da comunidade tradicional do Tendal.

A Comissão Pastoral da Terra-Ma reafirma que os governos do estado do Maranhão, comandado por Roseana Sarney e o Governo Federal, por Dilma Rousseff estão com as mãos cobertas de sangue dos pobres da terra, que têm sido vítimas de todas as formas de violências, sofrimentos e humilhações promovidas por ações e omissões do Estado Brasileiro.

Já chega de tanto Sofrer!

São Luís, 07 de fevereiro de 2013


A Coordenação Estadual da Comissão Pastoral da Terra no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário