sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Professoras do estado são finalistas do concurso de tecnologias sociais do Banco do Brasil


As professoras, do Centro de Ensino Liceu Maranhense, Jacira Pavão, Sandra Ramos, Iracema e Ellen Viana estão entre as finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum. Com o projeto “Quilombola como Forma de Resistência”, elas tiveram o trabalho selecionado em um universo de quase cinco mil inscritos, e irão representar o Maranhão em Brasília, dia 22.

A primeira etapa de premiação para os 65 professores finalistas do concurso aconteceu, na quinta-feira (14), na Superintendência do Banco do Brasil, em São Luís, com a presença da secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira da Silva, representando o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

O projeto construído pelas professoras do Liceu é desenvolvido na escola desde 2008 e em 2010 passou a integrar o Programa Ensino Médio Inovador, desenvolvido através da parceria entre o Governo do Estado e Governo Federal na escola. Com a participação de 30 alunos, o projeto trabalha as tecnologias sociais abordando questões de identidade, religiosidade e mídias, além de tratar sobre a origem e preservação dos quilombolas, forma de subsistência na agricultura domiciliar, dentre outros.

“O objetivo das premiações regionais é valorizar os professores em seu estado e em seu espaço,” explica Claiton Mello, gerente de Educação e Tecnologia Inclusiva da Fundação Banco do Brasil. “A idéia é envolver a sociedade onde está o professor” completou, acrescentando que os encontros também vão proporcionar a troca de experiências e a criação de redes entre os educadores.

Para a professora de artes do Liceu e coordenadora do projeto, Ellen Viana, está entre os 65 finalistas é motivo de orgulho. “Estou realizada. Foram quase cinco mil inscritos e estarmos entre os finalistas é motivo de muito orgulho para toda comunidade escolar do Liceu”, ressaltou.

Além de receber o troféu no encontro em Brasília, os professores do Liceu Maranhense, ainda, participarão de um seminário sobre tecnologias sociais na educação e cada aluno falará sobre a iniciativa desenvolvida em sua escola. Ao final do encontro, serão conhecidos os seis vencedores (um de cada região do Brasil e um do Instituto Federal de Educação), que vão à Tunísia participar do Fórum Social Mundial (FSM) 2013, em março.



Concurso

Em sua terceira edição, o Concurso Aprender e Ensinar recebeu 4.695 inscrições de professores de todo o país. Desses, 1.780 se certificaram, detalhando as iniciativas ou propostas desenvolvidas em suas escolas, aproximando estudantes, professores ou a comunidade do tema tecnologia social.

O 1º Concurso foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao FSM de Belém (PA) em janeiro de 2009. Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011.
www.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário