segunda-feira, 18 de março de 2013

Expropriação camponesa em nome da conservação ambiental

Há décadas os governos vem expropriando as populações camponesas do Brasil de seus territórios tradicionais e entregando estas para os empresários do agronegócio, para a expansão das monoculturas. A expansão das monoculturas destroem a biodiversidade, contaminam as terras, as águas, as pessoas, expulsam os camponeses para as periferias das cidades, aumentando assim a quantidade de pessoas sem condições de ter uma vida digna, e as transformam em dependentes de programas de distribuição de renda.
Para compensar os impactos ambientais criam unidades de conservação ambiental de proteção integral e novamente expropriam os camponeses de seus territórios, acentuando ainda mais os impactos sociais negativos.
Recebi estes dias o seguinte convite:
A Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - Semades torna público que realizará CONSULTA PÚBLICA com a finalidade de discutir, com os setores representativos da sociedade e com as comunidades locais, a proposta de criação do Monumento Natural Estadual da Serra da Cangalha. A unidade de conservação proposta abrange o município de Campos Lindos.

A consulta será realizada no dia 21 de março de 2013, às 14hs, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Campos Lindos.

Proposta
O “monumento natural” é uma unidade de conservação de proteção integral cujos objetivos principais são preservar a paisagem com seus sítios naturais raros, singulares e de grande beleza cênica. A área prevista para o Monumento Natural Estadual da Serra da Cangalha possui 16.763 (dezesseis mil setecentos e sessenta e três) hectares e abrange o município de Campos Lindos.
Os camponeses do município de Campos Lindos há alguns anos foram expulsos de suas terras para a expansão da monocultura da soja. Atualmente Campos Lindos é um municípios que possui maior produção de soja, e um dos maiores índices de miséria do país.
Agora o Governo do Estado do Tocantins se propõe a criar uma unidade de proteção integral no município de Campos Lindos, que novamente expulsará centenas de camponeses de seus territórios.
Assim o Governo do Estado se propõe a concluir o ciclo de criação da miséria.
Não podemos mais aceitar essa situação, precisamos garantir que os territórios camponeses sejam dos camponeses.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário