sábado, 9 de março de 2013

O CERRADO DE BARREIRINHAS




           

O seu nome é José Divan Garcês. Ele descende de um nobre espanhol chamado Sancho Garces III, cuja existência data do começo do século XI. Um dia, comunicou esse fato a um professor do município de Barreirinhas. O professor comentou com evidente desgosto que sobre a sua familia nada sabia. A família do Divan se espalha por parte dos municípios de Barreirinhas e Urbano Santos. Precisamente, os seus familiares moram próximos às cabeceiras do Anajás, do Estreito, do Jacú e do Cocal.
A sua conversa evoca seus antepassados e suas rotinas. Dirigir-se à cidade de Barreirinhas só por meio de barco e de jumentos. As viagens levavam dias ou semanas.  As pessoas plantavam dez linhas porque viam nisso grandeza. Os seus parentes, moradores do povoado Gonçalo dos Moura, dormiram ao relento e pegando chuva, após suas casas serem incendiadas por pistoleiros a mando de um proprietário. Uma moça se negou a dançar com seu avô e este para diminuir a tristeza suplicou à mãe que pedisse outra moça em casamento. A moça negara a dança ao seu avô porque os seus níveis sociais diferiam muito. Os moradores do Anajás, povoado onde Jose Divan reside, doaram uma parte da Chapada para o pessoal das Tabocas.
Os bacurizeiros de Barreirinhas, finalmente, carregaram muitos bacuris em seus galhos. As cabeceiras do Anajás se emprenharam de bacuris verdes . Os povoados de Barreirinhas recebem gente de Anapurus e Brejo que perguntam sobre os bacuris. José Divan ironiza essas investidas dos compradores de polpa de bacuri, afinal a Suzano e os plantadores de soja desmataram a maior parte das Chapadas de Anapurus e de Brejo. Os plantadores de soja e a Suzano ilharam os moradores desses dois municípios em pequenas áreas de plantio e de extrativismo. Ou nem isso. Os moradores do povoado São João dos Pilões, município de Brejo, fabricam suas peças de artesanato com pequizeiros provenientes do município de Buriti. A coleta de bacuris, em São João dos Pilões, persiste graças a alguns moradores, mas os compradores rumam longe, em direção ao povoado Mamede, município de Barreirinhas, quando querem uma quantidade expressiva de polpa de bacuri ou de bacuris em natura.  Segundo Divan, os moradores do Gonçalo dos Moura apagaram de suas memórias o passado de humilhações ao venderem suas posses nas Chapadas para intermediários que as revenderam para a Margusa que planta eucalipto. As comunidades de Barreirinhas não foram consultadas sobre quaisquer projetos de plantio de eucaliptos em suas imediações. Assim Divan afirmou em reunião envolvendo as comunidades, a prefeitura de Barreirinhas e a fazenda Maranhão, propriedade da Margusa. Em que os plantios de eucalipto beneficiaram as comunidades próximas, perguntou José Divan? A empresa brindou as comunidades com telefone rural, campo de futebol e uniforme esportivo.
 
Mayron Régis

Um comentário: