sábado, 8 de junho de 2013

I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos


Foto I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos SÃO LUÍS – O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e o Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão promoverão entre os dias 25 e 29 de junho de 2013, no Prédio do Paulo Freire, a I Jornada Internacional de Ciências Sociais (JICS/II) e a II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos (Workshop Brazil-U.S.Network) com o tema “Ambiente , Sociedade e Governança”.

A integração dos eventos é um esforço do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFMA em ampliar e internacionalizar pesquisas relacionadas às questões socioambientais e visa discutir temas como relações de poder, sistema de conhecimento e construção da natureza, articulação de diferentes escalas territoriais, conflitos socioambientais entre outras questões que envolvem esse estudo.

Segundo a Professora Maristela de Paula Andrade, presidente da comissão Organizadora do evento, a escolha do tema se deve ao fato de a questão socioambiental ser uma das questões mais urgentes da atualidade. “A questão ambiental é uma das mais graves do nosso país. Não apenas na Amazônia, mas em outras partes do país, inclusive no nosso estado”.

A I JICS/II e o Workshop Brazil-U.S.Network será também um espaço de reflexão e debate a respeito de questões socioambientais no Maranhão. Entre as mesas-redondas serão abordados os impactos da expansão da soja e do eucalipto sobre populações tradicionais no Maranhão, O agronegócio e os conflitos em torno da água no Leste Maranhense, Planejamento territorial e conflitos socioambientais no Maranhão, entre outros. A professora Maristela de Paula enfatizou ainda que a devastação florestal,a expansão do agronegócio e o que isso significa para as populações tradicionais são questões importantes a serem discutidas no Maranhão.

Os eventos reunirão professores e pesquisadores de várias áreas disciplinares de várias Universidades nacionais e internacionais e será voltado para pesquisadores, professores, alunos vinculados a cursos de graduação, estudantes de programas de pós-graduação da UFMA, do IFMA, da UEMA, assim como de outras instituições brasileiras e estrangeiros de ensino superior, profissionais atuantes em institutos de pesquisa, órgãos públicos ou empresas privadas e integrantes de órgãos de classe, movimentos sociais e organizações não governamentais. As inscrições deverão ser realizadas via internet e mediante pagamento por boleto bancário.

Para mais informações : (98) 8823-9261/(98) 3272-8337

Nenhum comentário:

Postar um comentário