quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Eucalipto: Proibido o plantio desordenado




18.10.2013 - Redação
Preocupado com o impacto ambiental que o plantio desordenado de eucalipto pode causar, o vereador Louzerino louzada de Andrade, apresentou e acaba de ser sancionada uma lei que proíbe o plantio de eucalipto em terras produtivas no município de Ecoporanga.

A lei condiciona, normatiza e limita o plantio industrial de eucalipto. A partir de agora a área a ser plantada será definida pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, através de zoneamento-agroecológico, e a condição mais específica é que a área não seja produtiva.

As plantações florestais de eucalipto têm estado no meio de grandes controvérsias e continuam a despertar acalorados debates quanto a seus  impactos no meio ambiente. De modo geral, criticam-se os efeitos sobre o  solo (empobrecimento e erosão), a água (impacto sobre a umidade do  solo, os aqüíferos e lençóis freáticos) e a baixa biodiversidade  observada, já que para o seu desenvolvimento a planta precisa retirar água do solo.

Em agosto o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, fez uma manifestação em Ecoporanga, contra o cultivo de eucalipto no município. “Estamos em um município que tem grande quantidade de terras devolutas, improdutivas. Terras que muitas vezes seriam destinadas a reforma agrária, mas o governo pretende transformar isso em um deserto verde de eucalipto“, disse o líder do movimento, Paulo Sérgio na ocasião.

Ele lembrou também que todo o imposto de exportação fica em Aracruz, ficando Ecoporanga apenas com as áreas degradadas.

A lei aprovada visa a preservação de áreas para produção de alimentos, conservação das bacias hidrográficas, parque cafeeiro, importantes para a economia local.

Os produtores que desejarem iniciar ou continuar o plantio de eucalipto deverão procurar as Secretarias de Meio Ambiente e agricultura, para se adequarem a nova lei. O descumprimento das normas pode acarretar em multa.

O plantio ficará suspenso até a conclusão do zoneamento agro-ecológico do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário