quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fetaema denuncia violência judicial e politica em Alto Alegre e pede providências ao CNJ

 


   fetaema
A Fetaema comunicou a Ouvidoria Agrária Nacional e a Comissão de Combate a Violência no Campo e vai denunciar ao Conselho Nacional de Justiça, a decisão intempestiva do juiz Marco Aurélio Barreto Marques, da Comarca de São Mateus, que embora tendo conhecimento que uma área ocupada por mais de 80 famílias conhecida como Campo do Bandeira, município de Alto Alegre, é constituída de terras devolutas, decidiu conceder reintegração de posse ao latifundiário Biné Figueiredo, ex-prefeito de Codó e latifundiário integrante da lista suja do trabalho escravo e politico da base do governo Roseana Sarney. Um dos fatores que acabou se constituindo em favorecimento da atitude do magistrado foi demora do ITERMA, em fazer a arrecadação das terras, o que pode ser perfeitamente entendido como um jogo de interesse politico, no momento em que há uma busca desesperada de adesões partidárias.
    O que mais surpreendeu as lideranças do Movimento Sindical Rural foi a presença em massa da Polícia Militar por determinação da Secretaria de Segurança Pública, conforme foi dito pelos integrantes da operação. A policia eficiente,foia mesma policia que se negava a apurar as ameaças as famílias, principalmente a idosos e crianças com a promoção de tiroteios à noite por jagunços do ex-prefeito Biné Figueiredo.
    A perseguição empreendida às 80 famílias do Campo do Bandeira já foi denunciado a Anistia Internacional e o Governo do Maranhão já recebeu cobranças de várias entidades para a resolução do problema, mas infelizmente os interesses políticos falaram mais alto e o governo se torna com a justiça algozes de famílias pobres e humildes, que a exemplo de tantas outras estão correndo o risco de serem banidas para locais desconhecidos para viverem na absoluta miséria e os jovens e as jovens se tornarem presas fáceis para a criminalidade, o tráfico de drogas e a prostituição. Os idosos, a exemplo do que já ocorreu em outras expulsões acabam morrendo por terem sido retirados pela violência do meio rural, onde nasceram e foram criados. O presidente da Fetaema, Chico Miguel reunido com a assessoria jurídica da entidade, decidiu que haverá cobrança para o Governo do Estado, para a Ouvidoria Agrária Nacional, para a Comissão de Combate a Violência no Campo e para o Conselho Nacional de Justiça. Ele já recebeu o apoio da CONTAG para que juntos lutem em defesa dos direitos e da dignidade das famílias do Campo do Bandeira.
aldir dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário