domingo, 12 de janeiro de 2014

Projeto de lei visa proibir corte de Pequizeiros em Goiás

Imprimir
O Pequizeiro, árvore símbolo do Cerrado goiano, é o objeto principal de um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Karlos Cabral (PT), para que o corte, derrubada ou qualquer forma de eliminação seja proibida em Goiás. O projeto será votado na Assembleia Legislativa de Goiás quando os trabalhos do Legislativo forem retomados, em fevereiro.
De acordo com o parlamentar, o fruto é de extrema importância econômica, social e ambiental, “além de ser essencial na garantia da sobrevivência de muitas espécies vegetais e animais, que são essenciais ao equilíbrio do ecossistema na região do Cerrado”, afirmou Karlos Cabral.
O corte só será possível através de um plano de manejo florestal ou autorização dos órgãos competentes. Caso haja descumprimento da Lei, e o Pequizeiro seja cortado sem permissão, ficará a cargo do Executivo punir o responsável, com base na Legislação Ambiental vigente, a partir da lei relativa às plantas raras ou em extinção.
“O objetivo é proteger a planta nativa da nossa região do desmatamento indiscriminado, além disso, tem a questão simbólica, considerando toda a representatividade para o Cerrado, principalmente para o Estado de Goiás”, explica o autor do projeto.
O Pequizeiro, de nome científico Caryocar brasiliense, é nativo do Cerrado brasileiro e utilizado de várias maneiras. O fruto é rico em carboidrato, proteína e óleo. A polpa do pequi é utilizado na produção de geleias, doces, licores, obtenção de óleo e ração animal para porcos e galinhas; e comercializada em várias regiões brasileiras.
Além de muito utilizado na culinária de pratos típicos da região, o pequi também é usado pela indústria cosmética, na indústria de limpeza e de fármaco.
Em reconhecimento à importância da árvore ao bioma do Cerrado, Karlos Cabral também pretende instituir o pequizeiro como símbolo do Cerrado em Goiás. “A espécie é importante para a manutenção da fauna nativa e que possui um grande valor simbólico e cultural ao povo goiano” afirma Karlos Cabral.

Fonte: Diário da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário