sexta-feira, 21 de março de 2014

Temor de que o grupo Suzano Papel Celulose volte a expulsarfamílias de posseiros


suzanoGrupo Suzano inspira medo para posseiros maranhenses
A presidente Dilma Rousseff e a governadora Roseana Sarney mudaram as aparências, diante dos problemas políticos que enfrentam para a participação festiva de inauguração da fábrica de celulose do grupo Suzano Papel Celulose, instalada na cidade de Imperatriz. Se antes da inauguração o grupo já perseguia milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais em inúmeros municípios do Maranhão, principalmente na região do Baixo Parnaíba combenevolências de instituições do Poder Executivo e consideráveis ajudas do judiciário, o temor já toma conta de milhares de famílias de dezenas de municípios. A audácia com que sempre agiu no meio rural, impondo regras em suas ações, empurrando trabalhadores e trabalhadoras rurais para a fome e a miséria e os jovens para as drogas e a prostituição, recentemente foi observada, quando o grupo Suzano Papel Celulose procurou impor regras próprias no Porto do Itaqui, atropelando a administração portuária, queria estipular valores para os empregados sindicalizados que fazem o embarque e desembarque de cargas. Como é um dos bons contribuintes de recursos para campanhas politicas, ele entende que está acima do bem e do mal e demonstra que o Estado é refém dele, o que particularmente não duvido.
             O grupo Suzano Papel Celulose é acusado de ter incorporado ao seu patrimônio terras devolutas no Baixo Parnaíba e de ter destruído reservas ambientais com muitas áreas com babaçu, piqui, bacuri e outros frutos nativos do cerrado para substituí-los pelo eucalipto. Eles não geram emprego, muito menos desenvolvimento e se integram perfeitamente na politica do governo estadual, produzindo fome, miséria e exclusão social. Por conta da operação da sua fábrica em Imperatriz, o grupo Suzano virá com maior voracidade atacar em todos os campos possíveis para plantar eucalipto.  Em uma oportunidade, tentando desfazer algumas denúncias de trabalhadores e trabalhadoras rurais do Baixo Parnaíba e que coloquei aqui no blog e no jornal Atos e Fatos, a assessoria de imprensa me afirmouque o grupo Suzano havia feito investimentos na área social para beneficiar várias comunidades. Várias entidades da sociedade civil organizada da região me do Baixo Parnaíba, que as informações não procediam e não hesitei em taxar o grupo de mentiroso e perverso.
            As praticas de perseguição não são piores, devido o enfrentamento que encontra da Fetaema, da CPT, do Fórum Carajás, da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e outras entidades criadas dentro da própria região. A verdade é que o temor de que os conflitos agrários se intensifiquem já preocupam as entidades e milhares de famílias, levando-se em conta que surgiram muitas fraudes em cartórios para beneficiar o grupo Suzano, que foram derrubadas, mas o pessoal não duvida que outras possam existir.
aldir dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário