sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitura de Chapadinha em parceria com o Pronatec/ SENAR forma mais uma turma de irrigação na região do povoado Boa Hora.

A explicação à beira do Rio Munim foi o encerramento de um ciclo de aulas teóricas que a partir de agora os alunos do curso de irrigação do Pronatec/ Senar em parceria com a Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de assistência social, passam a gerenciar o próprio negócio. Foram duas semanas de atividades onde eles aprenderam a instalar o equipamento que vai auxiliar na horta sem a necessidade de chuva para produzir.

Através de um sistema simples, utilizando uma bomba monofásica, é possível irrigar uma área com mais de 150 metros de distância da produção, no povoado Boa Hora a uma altura de oito metros do local rio até a horta.

Do rio para o local de cultivo, só aqui neste pequeno terreno foram plantadas há três dias várias culturas, entre elas: a cebolinha, coentro, pimentão e novas culturas como a cenoura, beterraba e abobrinha. Tudo isso graças a implementação de um sistema simples de irrigação localizado conhecido por micro-extensão, que mantem o terreno úmido sendo ligado duas vezes por dia, levando em média 30 minutos. Os alunos aprenderam desde a instalação dos canos, calcular a vasão, pressão e volume de água por metro quadrado e o principal: a diferença entre molhar e irrigar.


“ Esse sistema traz vários benefícios, entre eles a quebra da sazonalidade, ou seja, o homem do campo vai poder produzir o ano todo sem depender exclusivamente da chuva. Molhar um terreno é muito fácil, mas irrigar e trazer água na quantidade certa, que a planta necessita exige calculo e técnica. Posso afirmar que esses alunos aprenderam muito bem a lição e estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Hoje temos muitos profissionais qualificados para a área”, afirmou o engenheiro agrônomo e instrutor curso, Ricardo Lucas Bastos Machado.

A região escolhida para ser ministrado o curso é agraciada por ter o rio bem próximo. Isso facilita os trabalhos dos novos técnicos em irrigação que já fazem planos para o futuro. Galdêncio, é morador da região, tem apenas 18 anos, e já participou de dois cursos de qualificação. O primeiro foi de Hortaliça e com mais este de irrigação, o jovem pretende aumentar a área já cultivada e num prazo de 60 dias começar a colher os frutos do trabalho.

“ Nessa área aqui não era cultivado nada. E agora temos tudo isso! Eu já tinha visto alguns exemplos desse sistema e com o curso de hortaliça e agora de irrigação melhorei muito o meu currículo. Eu aprendi a diversificar a plantação e em 60 dias vamos vender obtendo bons lucros. Não vamos ficar só nisso, não. Vamos aumentar nossa área”, disso o aluno Galdêncio Nascimento de Albuquerque.

Levar conhecimento para outras localidades e assim melhorar a vida de toda a comunidade é o objetivo do aluno Antônio Sousa. Ele é do povoado Santana, que fica na reserva extrativista Chapada Limpa, área que vai receber o projeto alimentar II da prefeitura de Chapadinha. O lavrador conta que não tinha conhecimento de como funcionava o sistema de micro-extensão, mas depois das aulas, se sente preparado para ajudar a comunidade com a implantação do projeto que vai beneficiar a todos.

“ Eu não tinha conhecimento de como funcionava, mas hoje eu já sei e vou levar esse conhecimento para minha região. Agora eu sei que podemos produzir o ano inteiro e não vamos mais ficar dependendo só das chuvas. Estou preparado para ajudar na implantação do projeto alimentar II que vai para minha comunidade. Esse curso foi minha primeira oportunidade de qualificação e aproveitei muito bem”, disse o aluno Antônio Sousa Nunes.

Vê a alegria dos jovens técnicos que estão se formando e fazendo planos para melhorar a vida deles e de suas comunidades é o resultado do empenho do governo de Ducilene Belezinha, que tem buscado parcerias para levar a qualificação profissional ao homem do campo fazendo com que ele fique em sua região produzindo cada vez melhor e em maior quantidade.

É o caso de seu Alípio, que participou das aulas de hortaliça orgânica no ano passado, lá no povoado Mangabeira. Hoje o lavrador em parceria com mais outros vizinhos já contabilizam os números. A colheita da mandioca, prevista para daqui um ano, subiu para quase 30 toneladas e o sistema empregado a foi o de fileira simples. O milho em menos de três meses já vai ser vendido. Mudança que o lavrador comemora graças ao apoio do governo municipal, com envio de máquinas e técnicos para o local.

“ A gente conseguiu aperfeiçoar o conhecimento que já tinha. Aqui são dois hectares de área plantada que antes não rendia o que estamos calculando colher. Vão ser quase 30 toneladas de mandioca e o dobro que já colhemos de milho. Graças a nova técnica de plantio e também ao apoio da secretaria de agricultura de Chapadinha”, disse o lavrador Alípio José Rodrigues.

“ Aqui nós destacamos o sistema que eles estão utilizando. A gente vê um sistema simples que não precisa de muitas máquinas e que está dando certo. Antes eles plantavam mandioca e milho tudo junto e um acabava atrapalhando a outra. Mas aqui tá tudo organizado e eles vão lucra muito mais”, afirmou o monitor e coordenador da Casa Familiar Rural, Francinaldo Lima de Araújo.

E o apoio ao homem do campo não para por aí. Mais cursos já foram compactuados para a zona rural e em breve a prefeitura vai anunciar quais regiões serão beneficiadas. O objetivo é transformar Chapadinha em um município produtor e estimular a permanência do homem do campo em seu local de trabalho com dignidade e qualidade de vida.

“ Nós consideramos a irrigação uma das ferramentas mais importantes na produção, pois isso permite ao produtor cultivar e colher o ano inteiro. Já estamos nos programando para trazer o projeto alimentar III para esta região e, paralelamente a isso, já compactuamos mais cursos para a zona rural. O objetivo do governo de Ducilene Belezinha é transformar nosso município. Torná-lo em produtor com homens capacitados e detentores de novas técnicas que aumentem e melhorem a produção e assim estimular sua permanência no campo”, finalizou o secretário de assistência social.
 
ASCOM/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário