sábado, 7 de junho de 2014

Que venham boas notícias do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Começou, dia 05 de junho, em Brasília-DF, um evento fundamental para a sustentabilidade no Cerrado brasileiro, o VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado.  Mais de 700 representantes de comunidade tradicionais, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco chegaram à capital federal para debater questões prioritárias para sua sobrevivência: território, água, biodiversidade e cultura.
De acordo com Mônica Celeida, professora da Universidade de Brasília (UnB), a política do país concentra-se nos grandes empreendimentos de hidrelétricas, madeireiros, pecuária e monocultivos. Na opinião das comunidades, restam os obstáculos. Depoimentos revelam que entre as principais dificuldades enfrentadas pelos vários grupos sociais estão a indefinição fundiária, a falta de áreas protegidas e, não menos importante, a ausência de vontade política dos governantes em solucionar estes entraves.
No dia dedicado ao Meio Ambiente, os povos trazem na bagagem série de reivindicações e pautas que serão discutidas com autoridades, ONGs, universidades, entre outros setores a fim de pensar em soluções para os problemas existentes. Apesar de muitas demandas, eles dizem estar animados e cheios de expectativas para construção de uma agenda positiva.
Este grande encontro é organizado pela Rede Cerrado e tem patrocínio da Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Funarte, Anvisa, e parceria do MMA, MDA, MDS, MinC, Ministério da Saúde, CONAB, FUNAI, ICMBio, MPF, EMATER-DF, ISPN, PNUD, Central do Cerrado, Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, WWF-Brasil, Fundação Palmares, SlowFood, Rádio Cultura FM, Secretaria de Estado da Cultura, GDF, CONAB, INCRA, IBAMA, CESE, UnB e Governo Federal.

http://www.redecerrado.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário