segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Rio Boa Hora: a nascente que pede socorro!



O Rio Boa Hora sempre foi importante para o município de Urbano Santos, pois além de colaborar com o equilíbrio ambiental, foi também durante muito tempo e continua sendo fonte de sobrevivência das comunidades que vivem até hoje próximas às suas margens. Mas infelizmente sua cabeceira estar dilacerada por um enorme campo de soja dos gaúchos que se instalaram nas redondezas do Povoado Capãozinho. Um desacato aos direitos humanos, a água estar pouco-a-pouco desaparecendo lentamente, espécies de peixes em extinção, transformou-se de um lindo rio com águas claras para um pequeno córrego sem proteção. O que fazer?
O Boa Hora nasce numa região conhecida como “Recanto da seriema” entre os povoados Bom Sossego e Cajazeiras. Corta as seguintes comunidades Pedra Grande, Surrão, Raiz, Santa Maria, Fortaleza e entra na sede do município desembocando no Rio Mocambo. No período da década 30 nosso rio teve uma grande enchente que inundou o Bairro São José e parte da Rua Boa Hora (sede), naquele período era utilizado para o tráfego fluvial de canoas transportando farinha e outros produtos para São Benedito e Região do Munin. Um grande problema também que coloca sua vida em risco é a questão do assoreamento, tiragem de areia ilegal, pesca predatória com flechas (armas caseiras) e a imensa quantidade de lixo em suas margens. O Boa Hora precisa viver, talvez daqui a 20 ou 30 anos ele poderá expirar de vez. Em 2011 alguns alunos estudantes de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), fizeram pesquisas sobre o problema do impacto que o rio vem sofrendo por intermédio da soja e eucalipto plantados nas chapadas onde estão as principais fonte hídricas (nascentes), as monografias com fotos foram publicadas na web para dá visibilidade a esses fatos. Em 2010 “A Organização Não Governamental Entrerrios, realizou duas ações de  limpeza de suas margens. O objetivo destas ações além de recolher o lixo, serviu também para despertar a população do risco de extinção do rio, devido aos constantes atos de degradação que ele vem sofrendo com o passar dos anos.
A atividade contou com a participação de professores, alunos, comerciantes, famílias ribeiras e militantes ambientais de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. Essa importante atividade serviu para uma consciência ecológica em coletividade, os resultados foram ótimos, mas deveria dá continuidade, infelizmente não foi pra frente a ideia.
O Rio Boa Hora pede socorro por aquilo que vem acontecendo em sua vida, precisamos acordar para essa realidade, pois se os rios secarem a água desaparecerá também do subsolo, as coisas ficarão mais ainda complicadas. O elemento “água” a cada dia estar ficando mais cara e mais difícil de se encontrar. O aquecimento global corre descontroladamente, o clima acelerou-se sem freio. O Rio Boa Hora é importante tanto para nós quanto para o mundo. Salve o RIO BOA HORA! “UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.

(José Antonio Basto)
-Militante dos Direitos Humanos / Baixo Parnaíba-MA.
(email: bastosandero65@gmailcom)

(98) 98890-4162

Nenhum comentário:

Postar um comentário