sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

São Bento e Cajueiro: galinheiros e progresso na economia familiar




Foi nesse dia 28 deste mês – quarta-feira, por volta de umas dez e meia da manhã que Mayron Regis e Ana Reis ambos do Fórum Carajás vieram para Urbano Santos deixar o material para construção de dois novos projetos de galinha caipira em nossa região; um na comunidade São Bento e outro no Povoado Cajueiro(Urbano Santos). Mais uma iniciativa e abrangência dos que já existem em Mangabeirinha, São Raimundo, Surrão, Bracinho, Santa Rosa dos Garretos, Joaninha e Juçaral. Tenho certeza que o mercado alternativo de criação de aves nessas comunidades vai ser mais uma fonte extra de renda para as famílias do campo.
Sr. Pedro -, Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do São Bento estava preocupado como funcionara o processo de construção do galinheiro, pois o mesmo já tinha sido orientado pelo Mayron para visitar o que já funciona na Comunidade Joaninha coordenado pelo João e Roseane, não tão muito longe da Guaribas I- São Bento. O Pedro disse portanto que nessa semana vai até lá para averiguar a situação. Já Edilson que coordenará o projeto no Cajueiro sabe como funciona, pois já conhece o que existe no Povoado São Raimundo por intermédio da Francisca. Estes projetos de galinha caipira serão mais um progresso na economia familiar na vida das famílias que vivem nessas comunidades tradicionais e que lutam por melhorias e pela Reforma Agrária. O Fórum Carajás apoia com o pontapé inicial, mas as associações tem que dá continuidade ao processo e aprender caminhar com seus próprios pés e não deixar morrer o projeto. As famílias do São Bento em nome da associação, estão com um pedido de regularização fundiária de mais de 500 hectares duma área de mata e chapadas, eles enfrentam a luta pela posse da terra contra a família tradicional dos “Bentos” e um gaúcho que por lá se estabeleceu há algum tempo atrás. Tanto o São Bento quanto o Cajueiro estão de parabéns por receber o material ajudando assim no desenvolvimento sustentável e econômico dos seus moradores.
Pode-se afirmar que galinha caipira é uma das iguarias de nossa região com pequi ou com leite de côco babaçu e arroz branquinho. Lembro daquelas caipiras que a Francisca - , presidenta da Associação do São Raimundo faz com arroz de pequi. Aguardamos com paciência a produção de galinha do São Bento e Cajueiro e sobretudo esperamos o convite do Pedro e do Edilson para a comemoração quando os frangos estiverem no ponto de corte.  

José Antonio Basto

Nenhum comentário:

Postar um comentário