segunda-feira, 9 de março de 2015

Soja no Cerrado brasileiro


03, março de  2015-O Brasil é um dos principais exportadores de soja,  a principal fonte de proteína animal alimentar em todo o mundo e a segunda maior fonte de óleo vegetal. A demanda por soja vem crescendo há várias décadas, levando à expansão da produção na e em torno da floresta amazônica. Em um esforço para " “conciliar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico da região” os produtores e comerciantes assinaram uma moratória em julho de 2006 para evitar a produção de soja nas áreas recém-desmatadas da floresta amazônica. (Compras de soja cultivada em terras desmatadas antes de 2006 continuam a ser permitida.)

Uma nova pesquisa da Universidade e os cientistas da NASA sugere que o desmatamento da Amazônia para a produção de soja tem diminuído sob a moratória. No entanto, como a moratória era aplicável apenas à Amazônia brasileira, um cenário muito diferente ocorre em áreas de savana-floresta, vizinhos conhecidos, como o Cerrado do Brasil.



O mapa acima, com base em dados do Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) do satélite Terra da NASA, mostra a expansão da produção de soja em todo o Cerrado. O verde representa as áreas desmatadas antes da moratória da Amazônia (2001-2006), e a cor roxa  representa as áreas desmatadas  enquanto a moratória estava em vigor (2007-2013).

A expansão da soja entre 2001 e 2006, em grande parte ocorreu como preenchimento em  torno das fazendas que já existiam em 2001 (verde claro). Depois de 2006, as novas fronteiras para a produção de soja apareceu no Mapitoba-uma sub-região oriental dentro do Cerrado e um hotspot recente para a agricultura-bem como na bacia do Rio Araguaia e porções de Mato Grosso do Sul.

"A dinâmica da expansão da soja na região do Cerrado, tem-se  uma imagem mais completa das mudanças antes e depois da moratória da Amazônia", disse Doug Morton, cientista da NASA e co-autor do artigo recentemente publicado na  Science. do artigo recentemente publicado na revista Science. "Embora as regiões de Cerrado não são cobertos pela moratória, as leis ambientais ainda exigem retirada de terras da vegetação nativa. As perdas de cobertura florestal no Cerrado compensam parcialmente as taxas de desmatamento em declínio na Amazônia brasileira ".

Adquirido em 2001 – 2013

A magnitude da mudança é evidente no gráfico de barras acima. No início da moratória, cerca de 30% da expansão da soja na Amazônia (barras verdes) foi alcançada por meio do desmatamento. Em 2013, esse número caiu para cerca de 1% uma vez que os agricultores fizeram a transição para o crescimento de soja em terras anteriormente desmatadas.

Sem uma moratória correspondente, 11% a 23% das novas áreas agricolas que foram desmatadas todos os anos para a soja no Cerrado (barras azuis) foi originadas de  áreas com vegetação nativa. A expansão foi ainda mais disseminada no Mapitoba (barras vermelhas), onde esse número girava em torno de 40%.



Adquirido em  2001 – 2013

O mapa acima mostra um close-up de Mapitoba, um acrônimo para a confluência de quatro estados: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Os dados revelam a campo-a-campo as áreas de desmate  para a soja na região. Morton diz que mais pesquisas são necessárias para determinar se a moratória na Amazônia contribuiu para o desmatamento de áreas no Cerrado-o assim chamado "efeito de vazamento."


Morton acredita que produtores do Cerrado poderiam replicar o sucesso da moratória da Amazônia. O gráfico de linha acima mostra que as áreas agricolas de soja da Amazônia, na verdade, aumentaram em 1,3 milhões de hectares durante o periodo da  moratória período,  crescimento que foi conseguido pelo crescimento da safra nas áreas de  pastagem existentes ou terras já  desmatadas.

"Intensificar a produção agrícola em áreas desmatadas já existentes é visto como uma estratégia ganhar ou ganhar ", disse Morton, "aumentando a produção, salvaguardando habitats e minimizar as emissões de gases de efeito estufa a partir de mudanças de cobertura da terra."

No entanto, a expansão da soja faz parte de um quebra-cabeça de desenvolvimento regional complicado. "Para ser eficaz, a moratória da soja deve ser replicada em outros setores, como carne bovina e couro, e em biomas vizinhos", disse Morton. "Caso contrário, a soja pode simplesmente deslocar outros usos da terra mais para dentro da floresta."

Referências e Leituras relacionadas:

NASA Earth Observatory images by Jesse Allen, using data provide by Douglas Morton and Praveen Noojipady (NASA/GSFC). Caption by Kathryn Hansen

Nenhum comentário:

Postar um comentário