quarta-feira, 29 de abril de 2015

Comunidade Tocão: luta pela terra e a realização de direitos





Todas as nossas lutas são válidas, os momentos em que batalhamos lado a lado por um bem comum, isso nos traz felicidade e ainda mais, quando trabalhamos no coletivo. A comunidade Tocão – localizada há 12 km da sede de Urbano Santos está preste a receber o título da terra para a construção de um assentamento estadual, para assim as famílias poder trabalhar e produzir na agricultura familiar. Tocão foi palco de lutas onde os trabalhadores rurais confrontaram com latifundiários pela posse da terra.
A associação de trabalhadores rurais entrou com um pedido de arrecadação sumária e regularização fundiária pelo ITERMA, por fim um dos problemas foi resolvido – o ITERMA foi até lá demarcar a área em beneficio das famílias que trabalham de roça para garantia de seus sustentos. Próximo ao Tocão existem grupos de gaúchos já de olho nos espaços que restaram da mata e da chapada, onde na verdade o pedido de regularização deveria ter sido mais audacioso no processo em alargar o território. Além da prática na agricultura familiar os moradores do Tocão criam pequenos animais e peixes em açudes. A terra é fértil num pedaço significativo de mata que faz limite com a chapada. Os camponeses sonham com a construção das habitações e a realização de projetos para o melhoramento da economia familiar, uma vez que eles já estão bem próximos de conseguir o título. Certo dia estive lá para averiguar a questão do movimento da terra, não encontrei o pessoal da diretoria da associação mas conversei com alguns beneficiários; me contaram então que a batalha foi árdua, alguns proprietários diziam serem donos da área, os posseiros trabalhadores foram até ameaçados em determinados momentos, o certo é que nunca desistiram de concretizar suas metas na implantação do assentamento, percebi nas faces emocionadas daquela gente que muito sofreu para assim realizarem seus direitos garantidos em papel. Os sonhos dos camponeses do Tocão nos faz cair numa reflexão que o problema fundiário nas comunidades rurais da Região do Baixo Parnaíba, todos eles tem algo em comum: grilagem por parte dos setores conservadores, matança de animais, ameaças de lavradores e a questão descontrolada do impacto ambiental, seja pelo eucalipto, soja ou outro tipo de monocultura. Precisa-se virar essa página, os trabalhadores rurais são os verdadeiros herdeiros desta região sempre vítima de problemas agrários e socioambientais que vem se perpetuando desde tempos bem remotos. Sabe-se de verdade que o movimento social em defesa dos direitos humanos pela Reforma Agrária é uma partícula importante. A guerra pela posse da terra vem sendo um tema bastante preocupante quando na verdade quem sofre com as consequências são os desprovidos de direitos.
O Tocão faz parte dessa história de resistência e de coragem. Seu povo honesto, hospitaleiro e produtor de alimentos precisa da terra, sempre precisaram. Querem viver em paz e harmonia. Fazemos entender sobre as nossas ideias de desenvolvimento sustentável, nos baseamos na implantação de propostas tendo como resultados o aumento da produção agrícola, a ampliação do mercado interno desta região e a melhora do nível de vida das populações rurais. Para entender melhor, ficamos com a epígrafe do famoso “Estatuto da Terra” publicado em 1964, que deixa bem claro definindo a Reforma Agrária como "o conjunto de medidas que visam a promover melhor distribuição da terra, modificando o regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento da produtividade". Viva a luta do Movimento Camponês a as conquistas da Comunidade Tradicional do Tocão, Urbano Santos, Baixo Parnaíba maranhense.

Descrição: C:\Users\SINDICATO\Pictures\JOSE ANTONIO BASTO Pasta\BASTO POETA.jpg                                         José Antonio Basto
                                         Militante em Defesa dos Direitos Humanos
                                         Email: bastosandero65@gmail.com
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário