quarta-feira, 22 de junho de 2016

Câmara de Vereadores realiza audiência pública sobre a destruição das nascentes do rio Balsas

Marcada para esta quinta-feira (23) ás 19:00 hs no plenário da Câmara Municipal de Vereadores contará com a presença de ambientalistas, amantes do rio Balsas, autoridades de vários órgãos, vereadores e comunidade em geral.

Após receber denuncia de deematamentos na área das nascentespara plantar soja e fazer pastagens por parte de fazendeiros. Um grupo de ambientalistas viajou mais de 300 km a fim de verificar a situação, no que foi constatado o crime ambiental.

A área de preservação das nascentes do rio Balsas, foi criado em 1996, em um decreto do governo estadual, abrangendo uma área com mais de 600.000 hectares. Parte significativa desta área já se encontra desmatada e está sendo enleirada e gradeada para o plantio de soja e pastagens para gado.

As principais nascentes se encontram em estado, conforme relato do vereador Gilson da Bacaba, a nascente Mangabeira que está localizada a uns dois quilômetros das duas nascentes principais do rio Balsas, em uma propriedade cujo fazendeiro iniciou o projeto de desmatamento. Nesse local existem umas três nascentes que logo se transformam em um brejo com agua corrente que entra no curso do rio balsas um pouco abaixo das duas nascentes principais. Estas nascentes se encontram abandonadas, sendo pisoteadas por gado e reviradas por porcos.

Nascentes das Karobas faz parte de uma das 08 nascentes que soma no curso do Rio Balsas, está localizada na propriedade de um dos ribeirinhos que está uma vida inteira naquele no lugar, localizada alguns kms abaixo das duas nascentes principais que dá início ao curso do rio. Está bem conservada pelo seu proprietário, é uma nascente formada por extenso pântano com uma flora de diversas variedades e que deságua no rio. No entanto uns 2 kms acima da referida nascente onde forma-se a bacia hidrográfica ocorreu também desmatamento pelo o mesmo fazendeiro que desmatou as demais áreas.

De acordo com proprietário da fazenda o IBAMA concedeu a Licença ambiental, e que na parte alta da área será cultivado lavoura de soja e na parte baixa será feito pastagens para criação de gados.

No retorno a Balsas, o grupo reuniu com promotor de justiça Dr. Antônio Lisboa,protocolou uma ação pedindo para que a exploração nas áreas da nascentes do rio Balsas sejam embargada o mais breve possível. 

Toda a sociedade de Balsas está convidada a participar da audiência pública que tem como objetivo levar ao conhecimento das autoridades e da sociedade civil organizada a calamitosa situação, para buscar soluções, através de medidas alternativas de proteção ao meio ambiente e recursos hídricos. 

O objetivo é transformar a área em um parque municipal ou estadual, por se tratar de uma área com muitas belezas naturais, onde poderá ser explorado o turismo ecológico gerando desenvolvimento para a região. Ou mesmo em uma Área de Preservação Permanente (APP)
Diario de Balsas

Nenhum comentário:

Postar um comentário