terça-feira, 13 de setembro de 2016

Seu Antonio Madalena

À primeira vista, o seu Antonio Madalena lemba um garoto timido. Baixo, magro e miope. Quem daria alguma coisa em troca de dois dedos de prosa com ele? O Raimundo, criador de bode, convidou-o para uma reunião no povoado Araça. Houve outros dois convites, contudo ele esquecera. A Associação do Povoado Araça marcou a reunião pro dia 03 de setembro de 2016., da qual fariam parte o Fórum Carajas e a comunidade do Brejão. Contava-se tambem com a presença da comunidade de Belem. Debater-se-ia a situação fundiaria do povoado Brejão e o pedido feito pela Associação do Araça para que o Incra vistorie mil e quinhentos hectares de Chapada na região do Brejão. 
Na chegada do seu Madalena, o jornalista Mayron Régis apertou sua mão e dirigiu-lhe uma indagação: "O senhor se lembra de mim?" Ele respondeu, sem hesitar, que sim. Passaram-se dois anos desde um bate papo entre os dois a frente da propriedade do seu Madalena na Chapada que envolve os povoados de Carrancas e das Laranjeiras. "Os gaúchos lhe dão muito trabalho?" "Não, eu é que  dou muito trabalho a eles." 
Uma empresa de eucalipto queria comprar parte da Chapada em frente a propriedade do seu Madalena. Com isso, ela interligaria os seus plantios e não precisaria contornar a Chapada, ganhando tempo. Um funcionario perguntou ao seu Madalena se, porventura, venderia a Chapada. Ele respondeu que não, pois aquela Chapada não era sua e sim do senhor Cândido, morador de Chapadinha, que confirmara sua posse na justiça depois de várias tentativas frustradas de tomarem seu terreno por parte das empresas. Na epoca, o seu Madalena testemunhara a favor do seu Candido e contra as empresas. A empresa não se deu por vencida e enviou outro emissário. "Um conhecido. Vaquejamos juntos na nossa juventude, mas a resposta continuou sendo a que dei para o outro emissário." Quem diria que o seu Madalena fora vaqueiro algum dia de sua vida ? Em sua propriedade de 230 hectares, totalmente cercada, parte Chapada e parte Baixão, ele maneja gado pé duro. Manejar gado faz parte da sua história assim como da história da sua familia e da história do municipio de Buriti.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário